O governo do Tocantins instalou na tarde desta quinta-feira, 12, o Comitê de Crise para prevenção do vírus Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus. Várias instituições e órgãos públicos aderiram ao Comitê que reúne forças policiais, secretarias estaduais, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros.

O secretário estadual de Saúde, Edgar Tolini, destacou que o Estado vem trabalhando desde fevereiro, se preparando para a possível chegada da doença em solo tocantinense. “O Tocantins foi o quinto estado a apresentar seu plano de contingência, sendo aprovado sem nenhuma ressalva. Hoje somente três estados não têm casos confirmados: Tocantins, Roraima e Amapá. Mas é uma situação que preocupa o Brasil porque cada contaminado pode infectar 200 pessoas”, pontua.

Tolini reiterou que o Hospital Geral de Palmas conta 14 leitos ventilados e três leitos de unidade de tratamento intensivo, preparados para receber casos graves. Além disso, o secretário informou que nos próximos dias o Ministério da Saúde deve anunciar recursos para o Tocantins. “Um recurso financeiro para todos os estados para que todos possam se preparar melhor. Porque já há a expectativa que tenhamos um aumento de casos de Covid-19 dentro do território nacional”, ressalta.

O secretário de Saúde divulgou dois telefones que podem ser usados pela população para notificar casos suspeitos: 0800 642 7300 ou 99241-4832.

O governador Mauro Carlesse disse que está preocupado com locais com grandes aglomerações, entretanto, medidas mais radicais como cancelamento de shows, somente com recomendação do Ministério. “Todas as situações serão analisadas. Minha maior preocupação são as escolas, uma aglomeração muito grande. Vamos fazer um trabalho de conscientização, de qualidade e com muita responsabilidade. Temos ônibus transitando no Estado vindo de todos os lugares. Deus queira que o Estado passe por isso sem o coronavírus chegar aqui. Espero que surja uma cura e que se descubra um remédio”, destaca.

A procuradora geral do Estado, Maria Cotinha, adiantou que o Ministério Público Estadual já está tomando medidas de prevenção. “Baixamos um ato com algumas formas de boas ações para evitar que prolifere. Notadamente, servidores nossos e membros que estiverem no exterior ou de algum lugar que tenha muitos casos, ao chegar de viagem ele tem que cumprir um protocolo. Primeiro ter contato com o nosso serviço de saúde para comprovar ou afastar a possibilidade da doença. Uma vez afastado a suspeita, ele retorna; uma vez comprovado ele vai ficar em acompanhamento e no teletrabalho”, pondera.