Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto)

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) manifesta profundo pesar à família do primeiro governador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, em virtude de seu falecimento ocorrido nesta terça-feira, 04/07, aos 94 anos, em Palmas. 

Siqueira Campos dedicou sua vida a fazer política com a sabedoria e o pulso firme que o levaram a construir um legado único como dirigente por 4 mandatos neste estado, o qual ajudou a criar e desenvolver. 

Seu nome fica registrado na criação do Tocantins e marcado na história deste estado que, ao ser contada com fidedignidade, irá sempre rememorar a valorosa contribuição de José Wilson Siqueira Campos.

Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

O Poder Judiciário do Tocantins recebe com profunda tristeza o falecimento, nesta terça-feira (4\7), de José Wilson Siqueira Campos, eterno governador do Tocantins. Em nome de toda a Corte de Justiça, todas as magistradas e magistrados, servidoras e servidores, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, expressa o seu mais profundo pesar.

Primeiro governador eleito do Tocantins e que capitaneou a luta histórica e exitosa pela criação do Estado, ao lado de outros valorosos personagens, o eterno governador Siqueira Campos guarda, em sua rica trajetória, uma relação institucional profícua com o Judiciário tocantinense.

Uma trajetória iniciada em 1º de janeiro de 1989, dia em que o Tocantins foi oficialmente instalado, com ampliação do número de comarcas na então capital provisória Miracema, que passou de 20 para 42 comarcas - 17 de Primeira Entrância, oito de Segunda Entrância e quatro de Terceira Entrância.

Dono de quatro mandatos como governador tocantinense, Siqueira Campos deixa filhos, netos, bisnetos e amigos a quem rogamos a Deus que lhes deem conforto aos corações.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins)

É com profundo pesar que o Sebrae Tocantins recebe a notícia do falecimento do primeiro governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira, 04 em Palmas. 

Conhecido nacionalmente como um dos principais responsáveis pela criação do estado do Tocantins que ocorreu em 1988, Siqueira Campos foi um líder notável. Como primeiro governador do Estado, ele estabeleceu políticas e estratégias para atrair investimentos e estimular o desenvolvimento econômico. Sua visão empreendedora foi fundamental para promover a diversificação da economia tocantinense.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família enlutada e expressam condolências e votos de consolo e paz.

Pedimos a todos que estejam em oração para que Deus traga conforto aos familiares neste momento de dor.

Assembleia Legislativa do Tocantins

É com grande pesar que lamentamos a perda do ex-governador Siqueira Campos, figura central na luta separatista que resultou na criação do Estado do Tocantins. 

Visionário e determinado, Siqueira foi fundamental também na implantação e consolidação do mais novo Estado da Federação.

Seu legado é inestimável. Como líder, ele sempre colocou os interesses coletivos acima de tudo, priorizando o desenvolvimento do Tocantins e lutando por melhores condições de vida para os tocantinenses. 

Sua visão estratégica e sua dedicação incansável foram responsáveis por impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento social do antigo norte goiano, hoje Tocantins.

Siqueira Campos não apenas deixou sua marca na política, mas também na vida das pessoas. Sua abnegação, integridade e comprometimento servem de exemplo para todos que desejam fazer a diferença em suas comunidades.

Sem dúvidas, seu legado será lembrado e continuará a inspirar as gerações futuras a agirem com valores morais e no melhor interesse de seu povo.

Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossos sinceros pêsames aos familiares, amigos e à população tocantinense, que perdeu um grande líder e defensor. Que Deus traga conforto e paz a todos.

Que o ex-governador Siqueira Campos descanse em paz, tendo cumprido sua missão com honra, deixando um legado de luta e realizações.

Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins

Hoje o Tocantins se entristece, com a partida do Primeiro Governador e principal líder na luta pela criação do nosso querido Tocantins. O Governador Siqueira Campos merece todas as homenagens, por tudo que fez pelo Tocantins e pelos tocantinenses. Que Deus abençoe e conforte todos familiares, amigos e admiradores.

Mauro Carlesse, ex-governador do Tocantins

Infelizmente recebemos a notícia que não queríamos. Nosso eterno governador Siqueira Campos faleceu nesta terça-feira,4. 

Neste momento de grande dor para todos nós e de profunda emoção, quero render ao nosso grande Siqueira Campos todas as homenagens, assim como já fizemos em vida. Entendo que todo reconhecimento a  ser feito, ainda será pouco por tudo que Siqueira Campos fez pelo Tocantins e nosso povo.

Rogo a Deus, para que em sua infinita bondade, conforte familiares, amigos e admiradores. E principalmente, acolha o nosso Siqueira em seus braços e o coloque em bom lugar, para que possa continuar zelando por seu todo o seu povo. 

Que Deus abençoe a todos!!

Marconi Perillo, ex-governador de Goiás

Siqueira Campos, Sr. Tocantins

Recebi, com muita tristeza, a notícia do falecimento do meu amigo, ex-governador José Wilson Siqueira Campos. Goiás é um estado irmão do Tocantins, criado com a nossa divisão, pela incansável obstinação de Siqueira, na Constituinte de 1988. 

Criador de Palmas, a capital moderna que encanta o Brasil, Siqueira, como seu primeiro governador, e depois por mais três vezes, conseguiu implantar um estado moderno e pujante.  A história de Siqueira Campos, um político realizador, se confunde com a do estado do Tocantins.

Meus profundos sentimentos à família do ex-governador e a todo o povo tocantinense.

Deputado Amélio Cayres, presidente da Aleto

Neste momento de imensa tristeza, me junto ao Tocantins na dor pela perda do criador e e eterno governador do Tocantins, Siqueira Campos, na noite desta terça-feira, 4. Com 94 anos, aquele que fora meu grande líder e inspiração como político e ser humano partiu sereno na certeza de que mudou os rumos de vida de tanta gente. 

Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder que acreditou na fundação de um estado que ainda não existia, um futuro novo para mais de 1,5 milhões de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região.

Esta perda é, sem dúvidas, inestimável porque, além de perdermos o criador do nosso Estado, perco o líder que sempre me orientou na condução de meus mandatos políticos e prestou, à mim, grandes conselhos de vida. 

Fico agora com o sentimento de perder um pai muito presente, mas sabemos que Siqueira deixou o seu legado de determinação e esperança que é possível fazer diferente. 

Presto condolências a todos os familiares e amigos neste momento de profunda dor e que todos sejamos consolados pela certeza de que Siqueira Campos será eternamente lembrado pelo país inteiro por ter criado o Tocantins e a capital, Palmas, e lutado por esta terra e por esta gente até os últimos segundos de vida. 

Ivory de Lira, vice-presidente Aleto

Manifesto pesar pela inestimável perda do eterno governador Siqueira Campos, que será sempre lembrado por sua coragem, determinação e seriedade com que conduziu toda a sua vida pública e, principalmente, pelo trabalho em prol do povo de Tocantins. Não há como falar do Tocantins sem lembrar de Siqueira, que lutou diuturnamente quando Deputado Federal, até que o norte de Goiás se transformasse no nosso amado Tocantins.

Fez história. Tem o respeito e reconhecimento do povo tocantinense.

Descanse em paz Siqueira Campos.

Professor Júnior Geo, deputado estadual

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador, Siqueira Campos, nesta terça-feira, dia 4 de julho.

Siqueira deixou um legado importante na história do Tocantins, ao qual dedicou-se incansavelmente desde o início para a criação do que é hoje o estado mais novo da nação. Que sua memória seja sempre lembrada e sua contribuição para a sociedade seja sempre valorizada. 

Nossos pensamentos estão com todos que estão sofrendo com essa perda. 

Ricardo Ayres, deputado federal

É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador e ilustre líder político, Siqueira Campos, que deixou uma marca indelével no Estado do Tocantins. Sua partida deixa um vazio imensurável na política brasileira e nas vidas daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua dedicação e compromisso inabaláveis com o Tocantins, desde o então norte-goiano, e toda sua gente.

Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins em 1988, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a região, trazendo oportunidades para seus moradores e tantos brasileiros que para cá vieram em busca de oportunidade. Seu pioneirismo e seu empenho incansável, às vezes incompreendido pela tenacidade e determinação, deixaram um legado duradouro para as futuras gerações.

Além de suas realizações políticas, Siqueira Campos será lembrado por sua liderança carismática, sua habilidade em unir pessoas e sua paixão inabalável pelo bem-estar de seu povo. Ele sempre foi um defensor incansável dos direitos e interesses do Tocantins e lutou para garantir um futuro próspero e promissor para todos. Além do Tocantins, uma luta que foi por outros líderes também compartilhada, a criação de Palmas emprestou a sua marca mais relevante, cidade planejada e moderna que, para além de cartão postal do nosso Estado, serviu para unir todas aquelas cidades que reivindicavam a condição de capital tocantinense.

Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Siqueira Campos. Que encontrem consolo e força para superar essa perda irreparável. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras a continuarem a luta por um Tocantins melhor. Morre, sem sombra de dúvidas, o maior líder da história tocantinense, a quem a história prestará mais homenagens pela criação do Tocantins e sua capital, Palmas. Palmas para Siqueira Campos.

Que a memória de Siqueira Campos seja honrada e que seu exemplo de liderança, integridade e dedicação ao serviço público continue a guiar os rumos do Tocantins. Descanse em paz, eterno governador Siqueira Campos.

Dulce Miranda, ex-primeira-dama e ex-deputada federal 

Assim como a criação do Tocantins, a data desta terça-feira, 4 de julho, 2023, ficará para sempre na história do Estado, pois é o dia em que o maior líder político, referência nacional, quiça até internacional deste século passa para o Plano Espiritual. 

O nosso eterno governador, José Wilson Siqueira Campos, nos deixou agora há pouco, em Palmas, ficando órfãos milhares de pessoas dos 139 municípios, onde indubitavelmente todos, sem exceção, reconhecem e fazem deferência ao trabalho deste incansável homem responsável pela criação do Estado do Tocantins. 

Siqueira Campos era à frente do seu tempo, um obstinado e apaixonado pelas pessoas esquecidas do então Norte Goiano que viviam à mercê das mazelas sociais, desprovidas de qualquer política pública. Sua teimosia levou-o a fazer greve de fome,

a comprar briga com os “grandes”, Brasil afora. Siqueira só “sossegou” após ver o tão sonhado, “Estado da Livre Iniciativa e da Justiça Social” ser uma realidade para todos nós que aprendemos com ele, e, que, embora houvesse divergência, ele entendia que era apenas no campo político, mas nos bastidores expunha sempre “o campo das ideias e do debate”, sem levar para o lado pessoal. 

A perda de Siqueira Campos é irreparável, ele que nasceu com o dom de fazer política, a boa política, onde o bem maior prevalecia. Aprendi muito com os seus conselhos quando primeira-dama, e só tenho a agradecer pela sua generosidade e acolhimento. Ainda que se trata de uma passagem, Siqueira Campos sempre será a história viva do Tocantins, e parte deixando um legado e uma trajetória irretocáveis como homem público. Nós tocantinenses nascidos ou os de coração, temos o dever moral de respeitar a memória do “velho Siqueira”. 

Aos familiares, deixo a minha gratidão, respeito e solidariedade. Que Deus o receba com a Sua misericórdia Divina. Siga em paz, nosso eterno Governador.

Justiça Federal

É com profundo pesar que a Seção Judiciária do Tocantins (SJ/TO) lamenta o falecimento do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira (4).  

Sem dúvida, a luta do então deputado federal - em seus 5 (cinco) mandatos consecutivos (1971 a 1989) - para a criação do Estado mais jovem da federação será lembrada por gerações e seu nome ficará marcado, para sempre, na história do Tocantins.  

Siqueira Campos contribuiu de forma importante para a instalação da Justiça Federal no Estado, que foi, à época (8 de maio de 1992), o primeiro órgão público federal instalado na recém-criada capital tocantinense.  

Durante o período em que governou o Estado, em seus 4 (quatro) mandatos, de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2003 e de 2011 a 2014, Siqueira Campos colaborou com a expansão da Justiça Federal no Tocantins e participou de diversas ações em prol do corpo funcional da SJ/TO e do jurisdicionado tocantinense.  

Aos familiares, endereçamos nossos sentimentos e preces a Deus para que lhes dê consolo e esperança neste momento de dor. 

Juiz Federal Gabriel Brum Teixeira
Diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins 

Associação Amigos do Palacinho

Chegou o momento da despedida. José Wilson Siqueira Campos será sempre vivo, não somente em nossa memória, nossos corações, mas na história.

Não é possível falar em Siqueira Campos sem falar no Tocantins; assim como não é possível falar sobre o Tocantins sem falar em Siqueira Campos.

As palavras, nesse momento, são poucas e mal expressam esse sentimento do adeus a Siqueira Campos.

A Associação Amigos do Palacinho continuará, firme e disciplinarmente, a trabalhar pela preservação e propagação da história do nosso querido Tocantins e do nosso governador Siqueira, o Siquerido.

À família Siqueira Campos, nossos sentimentos e votos de força, resiliência e conforto aos seus corações.

Sindicato dos Médicos

O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-governador Siqueira Campos, por seu empenho inestimável pela existência do Tocantins.

A criação do Tocantins possibilitou ao território norte-goiano, então assolado pelo abandono, se desenvolver em todos os setores da administração pública, inclusive na área da saúde, com a implementação na região do Sistema Único de Saúde (SUS), nascido na mesma Constituição Federal de 1988, que criou o Tocantins, e trouxe o dever ao Estado de garantir saúde a toda a população brasileira.

O Sindicato dos Médicos reconhece a liderança do ex-governador no processo de implantação e consolidação do SUS no Tocantins, por possibilitar a criação de uma carreira da Saúde no Estado, a edificação de hospitais gerados pela rede pública e o incentivo do gestor ao estado da livre iniciativa, ao fomentar o desenvolvimento de uma rede privada que tem servido de suplementação essencial aos serviços de saúde no Tocantins ao longo dos anos.

A entidade presta condolências aos familiares, na pessoa da esposa, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, aos filhos e filhas, netos, bisnetos e amigos do renomado político. Que encontrem nas memórias do ex-governador a paz necessária neste momento e que o legado do líder siga iluminando os passos dos seus descendentes ao longo da existência.