O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manifestou "todo apoio da Vanezuela" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (10), ao dizer que se o petista for preso será "tão grande" como o líder sul-africano Nelson Mandela, que ficou 27 anos na prisão por combater o apartheid. "Agora ameaçam Lula de prisão. Se for preso, Lula será tão grande como Nelson Mandela, será o Nelson Mandela do Brasil"

Maduro disse que manobras políticas tentam desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff. "Como não podem dar golpes de Estado, dão golpes midiáticos e judiciais".

Presidente entende que Lula foi vítima de um "ataque miserável" quando foi encaminhado em condução coercitiva pela Polícia Federal para depor em São Paulo.

Na quinta-feira (10), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a prisão preventiva de Lula por "ocultação de patrimônio" no caso do apartamento tríplex no Guarujá (SP). Uma juíza de São Paulo deve decidir se acolhe ou não a denúncia do MP e a possível detenção de Lula.

Promotores entenderam que o ex-presidente "atentou contra a ordem pública", ao convocar na sexta-feira (4) a população às ruas para denunciar uma "perseguição judicial" da qual se diz vítima.