O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz pronunciamento aberto à imprensa nesta quinta-feira. Lula se defenderá das acusações feitas pelo Ministério Público Federal, que apresentou nesta quarta-feira uma denúncia contra ele, sua esposa, Marisa Letícia, e contra o presidente do diretor-instituto Lula, Paulo Okamotto, além do empreiteiro Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e outras quatro pessoas.

A declaração pública de Lula acontece durante reunião do Diretório Nacional do PT, no Novotel Jaraguá São Paulo, no centro de São Paulo.

Lula é acusado de comandar o esquema de corrupção na Petrobras e atuar junto com a empreiteira OAS. O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou que o ex-presidente era o “maestro” da “grande orquestra concatenada para saquear os cofres públicos”.

Na denúncia, o ex-presidente é acusado de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, que teria sido feita em parceria com Léo Pinheiro. A acusação pede à Justiça que Lula devolva R$ 87,6 milhões que teriam sido desviados de contratos da empreiteira com a Petrobras e revertidos em propinas.