O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o deputado federal Tiririca (PR-SP) a pagar indenização por ter usado a música "O Portão", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, na campanha eleitoral de 2014.

Tiririca alterou os versos da canção para a propaganda. Em vez de "Eu voltei, agora pra ficar... Porque aqui, aqui é o meu lugar", Tiririca cantava "Eu votei, de novo vou votar... Tiririca, Brasília é seu lugar".

Além disso, a peça fazia uma alusão a uma propaganda estrelada por Roberto Carlos para a Friboi. Tiririca aparecia diante de um prato de carne e dizia: "Que bifões, bicho".

Segundo informações da BBC Brasil, na decisão, os desembargadores consideraram que a propaganda não usava a canção para fins humorísticos ou culturais - caso em que Tiririca seria dispensado de observar os direitos autorais. Para eles, a finalidade do comercial era exclusivamente angariar votos.
 
Mas, para Roberto Vita Porto, defensor do deputado, trata-se de uma paródia. "O fato de ser uma propaganda eleitoral não muda isso. O importante é que não foi utilizada a letra da música", diz, acrescentando que vai recorrer da decisão.