O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), não pode mais dirigir seus carros, modelo Porsche Cayenne, Audi A8 e BMW, simplesmente porque perdeu a habilitação por desrespeito às normas de trânsito.

A suspensão aconteceu entre 13 de janeiro e 12 de março, quando o tucano acumulou mais de 20 pontos na carteira depois de cinco multas, entre novembro de 2014 e junho de 2015, sendo três por transitar com velocidade acima da permitida (até 20%), uma por manobra irregular e a outra, a mais grave, por avançar o sinal vermelho.

Para recuperar a habilitação, o político precisa passar por um curso de reciclagem, de 30 horas, o que ainda não aconteceu. A assessoria de imprensa de Doria informou que ele não "costumava" dirigir seus veículos à época das infrações e que perdeu o prazo para indicar os condutores.

Lembrando que durante a campanha eleitoral de 2016, o então candidato criticou a "indústria de multas de trânsito" na gestão do petista Fernando Haddad. Entre as promessas do tucano estava a ampliação do limite máximo de velocidade nas marginais da capital paulista. Após tomar posse, Doria cumpriu a promessa e o número de acidentes com vítimas tem crescido desde a mudança.

Multas
Os veículos Porsche Cayenne e Audi A8, em nome de Doria Administração de Bens e, também, de João Agripino da Costa Doria Junior (nome de batismo do prefeito), foram multados mais cinco vezes entre junho de 2016 e abril de 2017.

Segundo a companhia de trânsito ligada à prefeitura (CET), três dessas multas aconteceram por excesso de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. Os ponteiros dos carros marcaram 58 km/h e 65 km/h, mas o limite, na época, era de 50 km/h. Na mesma lista ainda consta infrações por trafegar com passageiro sem o cinto de segurança e por estacionar em local proibido, em frente a um cartório eleitoral.

Nas infrações mais recentes ainda não é possível afirmar quem era o motorista. Depois de ser notificado, o dono do carro tem até 15 dias para indicar quem era o responsável pela direção. Se perder o prazo, não pode reclamar depois.

João Doria
A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, disse que o prefeito não "costumava" dirigir seus próprios veículos na época das infrações, que isso era feito por "motoristas profissionais", e que assumiu como seus os pontos na carteira de motorista porque perdeu os prazos para indicar os infratores.

"João Doria assumiu os pontos e pagou as multas. Como houve superação do limite de pontuação [mais de 20 pontos], ele entregou sua carteira de motorista ao Detran em 13 de janeiro deste ano." A prefeitura confirmou que a carteira de Doria continua no Detran e diz ainda que o tucano cumpriu a penalidade administrativa "sem dirigir".

A assessoria também diz que o prefeito agendou a reciclagem, mas, por causa de sua agenda, não conseguiu comparecer. Até o momento, não há previsão de quando ele vai fazer o curso.