O jornal O POPULAR, de Goiás, conseguiu com exclusividade as imagens que retratam o momento exato em que o atirador Gilberto Ferreira do Amaral atinge o candidato José Gomes da Rocha (PTB), o cabo da Polícia Militar, Vanilson João Pereira, o vice-governador José Eliton e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, durante uma carreata na tarde de quarta-feira (28), em Itumbiara.

Os registros são do fotógrafo Jota Eurípedes, que estava trabalhando como freelancer na campanha política.

O flagrante mostra com exatidão a sequência entre os tiros de Gilberto e o revide dos seguranças de José Eliton. Confira abaixo.

Atentado
O vice-governador de Goiás José Eliton (PSDB) foi baleado na tarde de quarta-feira (28) durante uma carreata na cidade de Itumbiara. A caminhonete em que o candidato a prefeito de Itumbiara Zé Gomes da Rocha (PTB) e o então governador em exercício estavam passava pela Avenida Modesto de Carvalho, quando o funcionário público Gilberto Ferreira do Amaral, 53, estacionou um carro, que tem placa de Curitiba (PR), um pouco à frente, próximo ao local por onde passava o comboio, sacou uma pistola automática ponto 40 e disparou contra o veículo.

O candidato Zé Gomes foi atingido por um tiro na cabeça e morreu no local. José Eliton ficou ferido no abdômen, passou por uma cirurgia no Hospital Municipal Modesto de Carvalho e foi levado para Goiânia. O advogado e ex-diretor de comunicação da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, também foi atingido. Ele foi atendido no município e transferido para a capital.

Eles ficaram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), mas, nesta sexta-feira (30), foram transferidos para uma Clínica Cirúrgica, dentro da unidade. O boletim informa ainda que o estado de saúde de ambos é estável, estão conscientes e respirando espontaneamente.

O cabo da Polícia Militar Vanilson João Pereira morreu no Hospital Municipal de Itumbiara. Ele fazia a segurança do candidato à Prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha, e foi atingido por tiros ao lado dele.

O atirador foi identificado como o auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara, Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos. A identificação de Gilberto, que era conhecido como Béba, foi confirmada pelo delegado regional de Itumbiara, Ricardo Torres Chueire. Béba estava parado dentro do Siena preto e quando a carreata de José Gomes da Rocha passou, ele desceu do carro e descarregou a arma. Ele foi morto pela segurança dos políticos.

Segundo o delegado de Itumbiara, Ricardo Chueire, não se sabe ainda a motivação do crime que levou à morte o candidato que liderava as pesquisas eleitorais.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de Goiás divulgou nota informando que o governador Marconi Perillo, em viagem oficial aos EUA, decidiu voltar assim que recebeu a notícia e que irá conceder uma entrevista coletiva assim que chegar a Goiânia nesta sexta-feira (30).