Geoffrey Howe, ministro da Economia e das Relações Exteriores durante o governo de Margaret Thatcher e considerado como "culpado" pelo saída precoce da ex-premiê do poder, morreu aos 88 anos, informou a família neste sábado (10).

Ministro que mais tempo serviu a ex-primeira-ministra conservadora, que governou entre 1979 e 1990, Howe morreu vítima de um ataque cardíaco ontem em sua própria casa, no condado de Warwickshie, após assistir com sua esposa a um show de jazz.

O atual primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, expressou seu pêsame e disse que "a família dos conservadores perdeu hoje um de seus grandes nomes".

Howe ocupou o Ministério da Economia entre 1979 e 1983. Depois assumiu a diplomacia do Reino Unido, cargo que ocupou até 1989, antes de ser rebaixado a funções de menor responsabilidade.

De caráter tranquilo e afável, apesar do aparente ressentimento após ter deixado a cúpula do governo, foi seu discurso de renúncia em 1990, quando atacou a atitude negativa da "Dama de Ferro" da Europa, o que, segundo a imprensa britânica, precipitou a saída de Thatcher do poder.

Howe deixou a Câmara dos Comuns em 1992 e tinha se retirado em maio do ano passado da Câmara dos Lordes, cujos membros são designados e não eleitos.