Sessão sigilosa do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados da seccional da OAB no Tocantins confirmou a suspensão do exercício profissional da advogada F.P.S.O, que atua em Palmas, mas reduziu o prazo da sanção disciplinar de 1 ano para 3 meses.

Na decisão cautelar do dia 11 de outubro o prazo de suspensão era de um ano, após a abertura de pelo menos 14 processos éticos contra a advogada que é acusada de se apropriar do dinheiro de clientes ganhos em causas em que ela defende.

Em setembro, o JTo noticiou um desses casos, sem revelar a identidade da advogada que reteve para si pouco mais de R$ 23,1 mil, valor que o cliente dela deveria receber como indenização trabalhista, mas sacado por ela sem repasse ao homem, que denunciou o caso à Polícia.

Na decisão cautelar, o TED aponta que do processo que resultou na suspensão da advogada, ela responda a outros 13 processos éticos na ordem. Um deles aberto em 2016, cinco em 2017, outros cinco nesse ano e dois no ano passado, quando um deles resultou em suspensão preventiva dela por 90 dias. Depois da suspensão já houve novos sete processos contra ela no mesmo tribunal pelas mesmas razões.