Imagine seu pequenino que sempre esteve rodeado de pessoas da família, nunca saiu de casa sem os pais e de repente vê-se em um ambiente novo, cheio de crianças e “moças” desconhecidas... dá um fio na barriga só de pensar! Se para os adultos, em alguns momentos, é difícil lidar com uma situação nova, quem dirá para uma criança, que não consegue falar e expressar corretamente. Na escola, essa fase “difícil” é chamada de adaptação escolar. Todas as crianças passam por esse processo, e é normal que muitas delas apresentem comportamentos de angústia e insegurança (choro, medo, bater, morder, empurrar, não querer ficar na escola ou não voltar no dia seguinte, etc.). Os pais, neste momento, precisam começar a aprender a se distanciar dos filhos e estes, dos pais.

Um mundo de inúmeras descobertas se inicia na vida destas crianças, sem que elas percebam, e a interpretação de tudo o que acontece se dá de formas diferentes em cada uma delas, independente da experiência que tenham.

Se vocês, pais e/ou responsáveis, se sentem apreensivos e inseguros diante do comportamento de seu(s) filho(s) na escola, veja as dicas abaixo para ajudar seu filho durante a fase de adaptação escolar:

*transmitir segurança e confiança;

*ficar na escola por alguns minutos nos primeiros dias de aula ou o tempo que for necessário à adaptação do filho, mas sem que ele saiba;

*conhecer a metodologia da escola em que seu filho irá estudar;

*organizar os materiais escolares, lanche e uniformes diariamente na presença da criança;

*para o lanche, colocar uma quantidade que o filho costuma comer e o que ele gostar;

*não se atrasar ao deixar ou buscar a criança na escola;

*estabelecer uma ou, no máximo, duas pessoas para levarem e buscarem o filho na escola diariamente;

*não deixar de realizar as tarefas para casa;

*perguntar, diariamente, como foi o dia na escola, sem muitos interrogatórios;

*estabelecer bom relacionamento com os professores, coordenadores e pais dos colegas de classe;

*se o filho utilizar fraldas, não esquecer de colocar fraldas descartáveis e roupa extra na mochila;

*em dias de aulas na piscina, são esqueça de pôr a roupa de banho na mochila.

São dicas simples, mas que irão fortalecer a relação de seu filho com o novo ambiente inserido em sua vida.

Mesmo após o período de adaptação, a criança ainda pode sofrer recaídas. É importante que os pais não desistam na primeira dificuldade, retardando cada vez mais o início da vida escolar do filho.

Alguns pais confundem o seu desejo com o desejo da criança quanto a ir ou não para a escola. Portanto, façam a si mesmos a seguinte pergunta: “de quem é o medo? Meu ou do meu filho?”. Encontraram a resposta? Agora confiem!

Samira Brito Nogueira é psicóloga clínica infantil, adolescente, adulto e casal, especialista em Psicologia do Trânsito, formação em Psicologia Clínica Infantil.
Email: samybn@hotmail.com