No mundo atual, onde a privacidade online está passando por transformações significativas, o cenário do marketing digital também está evoluindo rapidamente. O uso de informações como nome, telefone, email, data de nascimento, CPF, cookies, rastreamento de sites visitados e histórico no Google Analytics tem sido fundamental para os profissionais de marketing moldarem suas estratégias e planejamentos. Compreender o cliente, seu comportamento online e preferências é essencial para desenvolver ações eficazes nas redes sociais e na internet como um todo.

No entanto, as recentes mudanças na privacidade online estão impactando profundamente esse cenário. A informação digital agora não é compartilhada tão livremente com os anunciantes. O que é bom para usuários e pode ser mais desafiador para os negócios.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) de 2018 foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. A legislação trata do tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.

"A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais", diz o documento. 

Por isso, a era em que se tinha acesso amplo a dados pessoais chegou ao fim. Agora, a coleta de dados deve ser feita de forma responsável e consciente. Nesta direção, coletar dados de maneira responsável é o ponto de partida. É preciso adotar uma abordagem mais consciente e ética em relação às informações dos usuários.

Esse novo panorama também afeta as pequenas marcas que utilizam dados e informações para veicular anúncios, já que agora não se tem uma visão clara do desempenho das campanhas publicitárias, o que obriga os profissionais a se adaptarem a uma nova realidade. 

Outra estratégia chave é a criatividade na forma como as audiências são alcançadas. Se antes os profissionais de marketing podiam se apoiar em um grande volume de dados para direcionar anúncios altamente segmentados, agora é necessário ser mais astuto e criativo na abordagem.  Ao invés de direcionar mensagens para diversas demografias menores, é necessário criar anúncios e conteúdos que atendam às necessidades de muitos ao mesmo tempo. Isso significa também aumentar a frequência de anúncios e comunicações para uma abordagem mais abrangente e bem-arredondada. Em vez de repetir o mesmo anúncio várias vezes, pode ser necessário adotar diversos anúncios com ângulos variados. Dessa forma, é possível atingir uma gama mais ampla de audiência de maneira eficaz.

Além disso, é crucial construir confiança com os consumidores. As pessoas ainda compram produtos que atendem a suas necessidades e se envolvem com marcas em que confiam. Em vez de depender apenas de análises de dados para tomar decisões de marketing, é o momento de compreender a audiência e encontrar maneiras de se conectar de maneira mais eficaz com ela. Com a redução no acesso a dados específicos, olhar para as ações comportamentais gerais dos usuários se torna mais relevante.

Ao final, a maior ênfase deve ser no consumidor. A preparação para mudanças que exigem maior transparência global é crucial. Essa transformação é centrada no consumidor. Estar preparado para mudanças que demandam maior transparência é fundamental.

Em meio ao cenário de mudanças na privacidade online, as estratégias de marketing digital estão sendo repensadas e adaptadas, mas a época acaba sendo desafiadora para os profissionais de marketing que precisam repensar suas abordagens, tornando-as mais éticas, criativas e focadas no relacionamento de confiança com os consumidores. A adaptação é essencial para garantir que o marketing digital continue a alcançar resultados significativos em um ambiente em constante evolução.