O pagamento da primeira parcela da data-base dos servidores públicos estaduais e os retroativos gerados em maio e junho deste ano correspondem a R$ 17 milhões que serão creditados ainda este mês, assegurou ontem o secretário estadual da Administração, Geferson Barros. Para ele, a expectativa que o pagamento ocorreria na última segunda-feira foi uma “confusão” e, sendo assim, o governo do Estado não descumpriu o acordo firmado com deputados e representantes de servidores que permitiu o fim da greve do quadro geral.

“O acordo para o pagamento dos meses de maio de junho (da data-base) é para o mês de julho e não para o dia 20 de julho”, disse o secretário, acrescentando: “Não houve nenhum pronunciamento formal do governo, informando que a data de pagamento seria no dia 20”.

Apesar das argumentações de Barros, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, ponderou que embora não tenha sido formalizada, a data de 20 de julho estaria implícita. “Folha complementar sempre se pagou nesta data”, disse. A informação sobre a data do pagamento foi divulgada no último dia 15 pelo sindicato e, como a informação não foi contestada pela gestão estadual, foi criada uma expectativa entre os funcionários públicos.

Barros garantiu que o governo vai “honrar” o acordo e fazer o pagamento da primeira parcela da revisão até a próxima semana, quando finda-se o mês de julho.

Progressões

Ontem, na sede da Secretaria Estadual da Administração (Secad), Barros e representantes do Sisepe se reuniram para tratar d o pagamento da data-base e das progressões. Em ofício entregue ao presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, o governo propõe pagamento das progressões até 2014, a partir de setembro deste ano. O pagamento seria em regime escalonado, por critério de antiguidade do preenchimento dos requisitos e por ordem alfabética. Já o retroativo seria pago a partir de janeiro do próximo ano.

Para Pinheiro, a proposta atende as expectativas e as reivindicações apresentadas pela categoria. Contudo, ainda há um impasse em relação ao pagamento das progressões deste ano, que ainda não entrou em discussão. “Querermos negociar este ano”, disse ele. Na proposta oficial, o governo do Estado afirma que está analisando a questão das progressões de 2015.

36 mil pessoas

Cerca de 36 mil servidores públicos estaduais têm direito à data-base, conforme informações divulgadas pela Secad. A primeira parcela e os retroativos de maio e junho correspondem a R$ 17 milhões.