Homofobia foi a causa das mortes de Emilly Martins Pereira, de 21 anos, e Meiryhellen Bandeira, de 28, no final do último mês de setembro, em Linhares, no Litoral Norte do Espírito Santo. A decisão foi proferida pelo juiz André Bijos Dadalto, da 1ª Vara Criminal do município nesta quarta-feira (8).

De acordo com o magistrado, o autor dos homicídios, Roberto Luis Pavani, agiu com preconceito em virtude do relacionamento que as vítimas tinham. Ainda segundo André Bijos Dadalto, trata-se de um "crime gravíssimo de extrema violência", onde Meiryhellen e Emilly não puderam esboçar qualquer reação diante do acusado, que estava armado.

Roberto está preso desde o dia 11 de outubro.

O caso

Na noite de 21 de setembro, Meiryhellen e Emilly estavam em uma moto no bairro Novo Horizonte quando foram atingidas nas costas, cada uma com um tiro. Ao tentarem fugir dos disparos, as duas se chocaram de frente com uma caminhonete.

Meiryhellen morreu na hora. Emilly chegou a ser socorrida, mas sofreu uma grave lesão no fígado e não resistiu a um procedimento cirúrgico.