Um vídeo de treinamento com hino de conteúdo violento dos soldados das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do Paraná viralizou na internet.

"Miro na cabeça, atiro sem errar", "Bate na cara e espanca até matar", "Arranco a cabeça, explode ela no ar" e "Arranca a pele e esmaga os seus ossos. Joga eles na vala e reza um Pai Nosso" são alguns dos trechos da canção.

O vídeo foi filmado na Academia Policial Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no fim do ano passado (veja abaixo).

Ao G1, a Polícia Militar (PM) reconheceu o uso de músicas agressivas em treinamentos, mas afirmou que elas "não determinam a formação e nem a conduta de atuação dos policiais militares nas ruas diariamente".

Veja a íntegra da nota abaixo.

"Apesar de estarem caindo em desuso, estas canções são utilizadas pelas forças de segurança pública no Brasil e no mundo inteiro.

Na PM do Paraná, apesar de não haver orientação proibitiva, alguns grupos as utilizam durante treinamento.

No entanto, a PM destaca que estas canções não determinam a formação e nem a conduta de atuação dos policiais militares nas ruas diariamente.

A Polícia Militar, em sua missão constitucional, se pauta pela atuação de policiamento comunitário, em consonância com os Direitos Humanos e de absoluto respeito à dignidade da pessoa humana."

Veja o vídeo do treinameto abaixo - ATENÇÃO: há trechos violentos: