Thiago Boverio, um dos advogados de defesa do governador cassado, Marcelo Miranda (MDB) e da vice, Claudia Lelis (PV), afirmou que irá protocolar nesta segunda-feira, 23, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um recurso extraordinário para os ex-gestores retornarem ao cargo.

Desta forma, segundo Boverio, cabe ao próprio presidente do órgão, o ministro Luiz Fux, admitir ou não esse recurso, ou seja, enviar para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Se ele não enviar para o supremo, nós entraremos com um agravo em recurso extraordinário, nesse caso é automática a subida para o STF. Mas como existe matéria constitucional é bem provável que ele admita e mande esse recurso extraordinário para o Supremo”, detalhou.

Na próxima segunda-feira é o último dia de prazo para o protocolo do recurso.

Na ultima sexta-feira, 20, o advogado Antônio Glaucius de Moraes protocolou no STF, um aditamento no processo que trata sobre a petição de tutela dos ex-gestores. Em tese, esse movimento significa que a petição pode sofrer acréscimo, alteração ou correção à petição inicial, realizada antes do despacho do juiz. O aditamento não tem influência na tramitação do processo.

Na ultima quarta-feira, 19, o advogado ingressou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e que já foi distribuído previamente ao ministro Gilmar Mendes. A intenção da defesa é que através da liminar os dois retornem aos cargos.

Cassação

Na noite da última terça-feira, o TSE por unanimidade negou provimento aos recursos de Marcelo e Claudia. Os dois foram cassados pela mesma Corte Eleitoral no dia 22 de março por captação ilícita de recursos, prática de caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2014. Por meio das redes sociais, o governador Marcelo disse que sua defesa iria recorrer da decisão para “reestabelecer verdade e a justiça neste caso”.

“Reafirmo que minha trajetória de vida é marcada por um intenso trabalho em prol do Tocantins e do nosso povo, a quem democraticamente elegeu a mim e a Claudia Lelis como seus legítimos representantes no Executivo estadual”, disse. Ele frisou que permanece firme e de cabeça erguida. Claudia frisou que vê com preocupação os impactos da decisão do TSE.