A analista do Ministério da Cultura (MinC) e mestranda da Universidade de Brasília (UnB) Maria Vanessa Veiga Esteves, 55 anos, foi assassinada por volta das 23h de terça-feira (8), após ser assaltada por dois bandidos quando chegava em casa na Asa Norte, em Brasília (DF).

Imagens de câmeras de segurança mostram que após a vítima ser esfaqueada nas costas, mesmo depois de entregar a bolsa aos suspeitos, ela cai na calçada e os homens fogem com a bolsa de Maria Vanessa. Logo depois o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ela não resistiu aos ferimentos.

A ocorrência foi registrada como latrocínio e está sendo investigada pela 2ª Delegacia de Polícia. A Polícia Civil já está com as imagens e procura pelos responsáveis.

De acordo com uma testemunha, a mulher disse que eles poderiam levar tudo, mas um deles teria agarrado a analista e o outro a esfaqueado. Vizinhos contaram que ela era de Minas Gerais e morava sozinha.

“Ela era bastante respeitada pelo conhecimento que detinha e pela própria pessoa amável e incrível”, disse o secretário do Audiovisual do MinC, João Batista Silva.

Profissional
Maria Vanessa era graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduada em Comunicação e Imagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ) e História da Filosofia (Mosteiro de São Bento – Rio de Janeiro) e mestranda de Comunicação Social da UnB. Ela realizava pesquisa sobre as blogueiras de moda.

Antes de trabalhar na Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, na análise de projetos culturais patrocinados pela Lei Rouanet, Maria Vanessa passou pela TVE, TV Manchete, SporTV, MSW e GNT. Ela ainda foi a idealizadora do sistema de informática de busca de imagens da Globosat.