Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (27) estabelece a "Segunda sem Carne" no Estado.

Newsletter O POPULAR - Receba no seu e-mail informação de confiança

* preenchimento obrigatório

De autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP), ligado à causa animal, a proposta quer que o fornecimento de carnes e seus derivados seja proibido às segundas-feiras, mesmo que de forma gratuita, nas escolas da rede estadual de São Paulo e "nos estabelecimentos que ofereçam refeição no âmbito dos órgãos públicos".

O projeto do parlamentar não especifica se a medida vale apenas para carne vermelha ou se abrange ainda peixes e aves. Unidades de saúde da rede estadual estarão isentas da proibição. Restaurantes, lanchonetes e bares deverão fixar, em local de fácil visibilidade, um cardápio alternativo sem carne e seus derivados, sob pena, em caso de descumprimento da norma, de multa de R$ 7.521,00.

Em seu perfil no Facebook, Feliciano Filho defende que a lei "dará à população de SP um dia por semana para pensar sobre a aflição dos animais nos abatedouros e lembrar que, como nós, eles também têm direito a uma vida livre de sofrimento".

A proposta segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).