Até mesmo a lua preparou uma programação especial para o primeiro dia de 2018. Os aficionados por eventos astronômicos terão, na noite do dia 1º de janeiro, um espetáculo a testemunhar. Na data será possível observar a primeira e maior superlua do ano, a segunda da "trilogia da superlua", como batizou a própria NASA - a primeira aconteceu no último dia 3 de dezembro e a próxima será no dia 31 de janeiro. O evento poderá ser visto em todos os continentes.

Às 19h54, horário de Brasília, acontece o perigeu, ponto da órbita lunar em que o satélite natural se encontra mais próximo de nosso planeta. Nesse momento, uma distância de 356,5 mil quilômetros estarão separando a Lua da superfície terrestre, segundo as informações da revista Galileu.

O ápice do espetáculo, porém, acontece 4 horas e meia depois. É quando todo o lado claro da Lua estará refletindo a luz do Sol, fenômeno popularmente chamado de Lua Cheia. Nesse momento a lua estará um pouco mais longe, a 356,8 mil quilômetros da Terra. A combinação dos fatores, porém, que criam a superlua, quando o satélite aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal.

Programe-se

Agora, se você tem viagem marcada no final do mês para a América do Norte, qualquer lugar no Pacífico ou na Ásia Oriental, é bom prestar uma atenção especial à outra superlua, do dia 31 de janeiro. Será a segunda lua cheia do mês, fenômeno conhecido como “Blue Moon”. A “superlua azul” vai ainda coincidir com um eclipse total do satélite natural.