O jornal italiano Il Fatto Quotidiano estampou em sua edição na internet uma informação que atinge em cheio a alta cúpula da Igreja Católica. Segundo o portal, um padre importante da Santa Sé foi encontrado em uma orgia gay regada a drogas por policiais acionados para atenderem a uma ocorrência na última quarta-feira (5).

Luigi Capozzi, assessor do Cardeal Francesco Coccopalmerio, presidente de várias congregações, sendo uma delas o Conselho Pontífice de Textos Legislativos, é apontado pela publicação como o organizador da orgia. A informação deixou o Papa Francisco, chefe do Vaticano, irritado, garante o jornal. O imóvel onde era realizado o bacanal pertence à Congregação para Doutrina da Fé. 

Luigi Capozzi foi preso pela polícia após reclamações de vizinhos do local, que ficaram incomodados com o entra e sai de pessoas no espaço. Porém, ainda não foi registrada nenhuma queixa contra ele, que é monsenhor.

Este não é o primeiro escândalo ligado a membros da Igreja Católica neste ano. Em janeiro, um padre foi descoberto em uma orgia com nove mulheres após uma investigação de violência privada e favorecimento à prostituição.

Ainda segundo o Il Fatto Quotidiano, o ocorrido deverá antecipar a aposentadoria de Coccopalmerio, na tentativa de diminuir o impacto do escândalo causado pelo bacanal organizado por seu assessor.