O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para o republicano Donald Trump para parabenizá-lo pela vitória nas eleições, informou a Casa Branca nesta quarta-feira (9). Além disso, o atual líder do governo convidou seu sucessor para uma reunião sobre a transição de poder em Washington nesta quinta-feira (10). 

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que Obama também falou com a candidata democrata, Hillary Clinton, para "expressar sua admiração pela sólida campanha que realizou em todo o país".

A Casa Branca anunciou que hoje o presidente fará uma declaração para falar dos resultados eleitorais, com uma clara vitória de Trump e dos republicanos, que seguirão controlando ambas câmaras no Congresso.

Nessa declaração, indicou Earnest, o presidente delineará "quais passos podemos tomar como país para nos unir após uma eleição muito acirrada".

Obama chamou Trump para uma reunião na quinta-feira para falar do processo de transição.

"Assegurar uma transição de poder sem atritos é uma prioridade do presidente", garantiu a Casa Branca.

Obama reiterou nos últimos meses que está comprometido a entregar o poder sem complicações, apesar da retórica agressiva de Trump e de ter reiterado durante a campanha que o agora presidente eleito não está "capacitado" para ser presidente.

Membros da Administração Obama se reuniram com representantes das equipes de transição de Hillary e Trump nos últimos meses para assegurar que a transição ocorra de maneira gradual.

Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Ele alcançou os 276 votos de delegados do colégio eleitoral na madrugada de hoje (9), depois de uma acirrada disputa com a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton. Trump assegurou  maioria em estados decisivos como a Flórida, Carolina do Norte, Ohio e a Pensilvânia.  Ele assumirá o cargo em 20 de janeiro.