Definitivamente 2016 será lembrado por tantos fatos históricos e como o ano ainda não acabou, entra mais um para a retrospectiva, nevou no Deserto do Saara. O fenômeno não acontecia desde 1979, quando nevou por meia hora, e dessa vez, foi registrado por um fotógrafo amador, o argelino Karim Bouchetata.

Segundo relatos de Bouchetata, todos ficaram assustados com a neve que ficou sobre a areia por um dia antes de derreter.

A região de Ain Segra está próxima das montanhas nevadas de Atlas, no Marrocos, e de acordo com o meteorologista Augusto José Pereira Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP), com o frio intenso, pode nevar no local. A região é chamada de "Portão do Deserto", cercada pelas montanhas da Cordilheira do Atlas e está a mil metros acima do nível do mar.

O Saara era uma floresta há 11 mil anos e com os ventos oceânicos, chovia muito na região. Já no ano de 3500 a.C. as chuvas começaram a parar e a região foi transformando-se em um deserto.

Os climatologistas explicam que chegará o momento em que o Saara deixará de ser um deserto para novamente se tornar em um local com muito verde.