O advogado Eduardo Goldenberg, que mora no Rio de Janeiro, relatou por meio do Facebook, nesta quinta-feira (7), a história curiosa do roubo de sua carteira no dia 31 de dezembro, enquanto tentava chegar à praia de Copacabana para acompanhar a queima de fogos na virada do ano. Depois de três dias, ele recuperou a carteira com os documentos, mas seguiu com prejuízo de R$ 1.017. Na última terça-feira (5), porém, ele recebeu um envelope ao chegar ao trabalho. Dentro, estavam o dinheiro e um bilhete escrito pelo ladrão.

“Dr. Eduardo estou devolvendo seu dinheiro que eu peguei da sua carteira no dia 31 em Copacabana. Não dormi arrependido e peço que me perdoe. Feliz Ano Novo. Só tirei cinquenta reais pra comprar um champanhe pra minha mãe. Fábio", dizia a mensagem  no bilhete escrito a mão. A história teve, até às 15h desta sexta-feira (8), 11 mil curtidas e 5 mil compartilhamentos.

A carteira de Eduardo foi roubada na estação de metrô Siqueira Campos e ele perdeu alguns minutos cancelando os cartões de crédito. Mesmo assim, decidiu manter o itinerário e curtir o réveillon na praia.  No dia 1º de janeiro, uma pessoa (Eduardo preservou a identidade do contato) entrou em contato com ele pelo Facebook e informou ter encontrado a carteira ainda na estação. O advogado recebeu a carteira com todos os documentos de volta. Sentiu falta apenas dos cartões de visita.

A maior surpresa ocorreu na terça-feira, ao se deparar com o envelope com dinheiro e o bilhete do ladrão.  “Entrei (no escritório), já aflito. Tranquei a porta. Acendi as luzes, sentei-me, pus os óculos, abri com cuidado o envelope e contei, atônito, R$ 967,00 em dinheiro”, relatou Eduardo em seu post.  “Eu só chorava. Quem me protege não dorme.” Veja o depoimento completo aqui