Todos os anos histórias de estudantes atrasados para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganham noticiários. As fotos são sempre as mesmas: pessoas desesperadas por se depararem com portões fechados. Para este ano, internautas organizam festas, com direito à camarote open bar, para poder assistir aos chamados “atrasados do Enem”.

Eventos e páginas com o tema ganharam as redes sociais nesta semana. A maior delas, a “Atrasados do Enem”, promete a realização de um show com o compartilhamento de casos em todo o País.

“Levem bebidas, banquinhos, Isopor/Coolers, gelo e aperitivos; câmeras e celulares para capturar memes; vender água e doce é opcional; a diversão é por conta dos atrasados; Não chegue atrasado para o atraso”, diz um dos eventos criados no Facebook.

Um dos maiores sucessos da internet é o de Recife que promete camarote com bebida livre para quem quiser acompanhar. No ano passado, um estudante de Curitiba ganhou as redes sociais ao levar bebida para a porta de uma escola pública para ver o “show dos atrasados”, conforme dizia José Guilherme, na época com 18 anos. 

A iniciativa parece ter feito sucesso. A promessa é que neste fim de semana, data de aplicação da prova para maioria dos estudantes – uma vez que pelo menos 240 mil foram transferidos para dezembro -, a ideia se espalhe para diversas cidades brasileiras: uma busca rápida do termo “atrasados Enem” no Facebook mostra mais de 50 páginas ou eventos similares.

O assunto também é comentado no Twitter, com muita expectativa.