O Grupo Antirroubo a Bancos (GAB) da Polícia Civil apresentou na manhã desta quarta-feira (7) o integrante de uma quadrilha especializada em roubo a bancos Antônio Aparecido de Oliveira Ferreira, 40 anos. A quadrilha possui ramificações no Rio Grande do Norte, Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso. Segundo investigações, ele estaria em Goiânia para criar mais uma célula da organização criminosa que agia na modalidade “novo cangaço”.

Antônio é natural de Terezina, no Piauí, e possui diversos antecedentes criminais, sendo apontado como autor de crimes do “novo cangaço” em Santana do Araguaia, no Pará, em 2011, 2012, 2014 e 2015, Baião, também no Pará, em 2014 e 2015, e roubo a um carro forte em Tailândia, no mesmo Estado, em 2014. Foram cumpridos dois mandados de prisão expedidos em Lagoa da Confusão,  no Tocantins, e outro em Belém.

O homem estava em um apartamento na Avenida Independência há duas semanas. O chefe do GAB, Alex Vasconcelos, disse que Antônio estava na capital com o objetivo de cooptar pessoas para a quadrilha. De acordo com ele, o preso não disse se pretendia realizar as ações em Goiânia ou cidades do interior, mas Alex explicou que PE bem provável que as ações não fossem na capital. “A quadrilha dele é perigosa, conhecida por agir com grande violência”, explicou.

Conforme informações divulgadas pelo G1 Tocantins em junho, o chefe da quadrilha seria Francisco Eniram Lopes, que foi capturado em Tailândia. Antônio ficou foragido.