O confuso sistema eleitoral americano ainda não chegou ao fim, mas até a noite da última quarta-feira (9) a candidata democrata, Hillary Clinton, estava na frente de Donald Trump em número de votos, Hillary recebeu 47,7% dos votos. De acordo com o site CNN, essa porcentagem representa quase 220 mil votos populares a mais que seu adversário.

Mas devido ao sistema de votação vigente no país, para ser eleito, o candidato precisa conquistar a maioria mínima dos 538 delegados distribuídos por todos os estados dos Estados Unidos. Donald Trump recebeu o voto de 270 delegados, de um total de 538.

Portanto, mesmo que um candidato receba o maior número de votos do povo, como foi o que aconteceu nesta eleição, pode sair derrotado.

Ironicamente, há quatro anos atrás, Trump postou em sua conta no Twitter críticas ao sistema de colégio eleitoral, dizendo ser um desastre para a democracia. Naquela época, o empresário lamentava a derrota do candidato Mitt Romney’s derrotado em 2012 por Barack Obama.   

É a quinta vez que um candidato à presidência recebe mais votos e não é eleito. Trump é o segundo presidente republicano a se beneficiar do processo complicado, o que provavelmente vai intensificar os apelos por mudanças no sistema eleitoral do país.