O prefeito do Rio de Janeiro anunciou um corte de 50% na verba destinada às escolas de samba para o Carnaval do Rio de Janeiro. O caso revoltou os sambistas e fez com que os evangélicos relembrassem uma profecia da cantora gospel Ana Paula Valadão: “o Carnaval vai falir”.

De acordo com o site “Gospel Prime”, durante uma gravação de DVD da cantora em 2007, na Praça da Apoteose, local onde acontecem as apresentações das escolas de samba, Ana Paula afirmou que carnaval era ‘vergonha, desonra para nossa nação’. Ainda segundo ela, o sambódromo seria transformado em altar de adoração a Deus.

Carnaval 2018

O prefeito carioca, Marcelo Crivella, disse hoje (19) que vai manter os cortes de verbas às escolas de samba do Grupo Especial para o carnaval 2018. Segundo o prefeito, ele não pode voltar atrás em relação a esses cortes porque a crise orçamentária não permite. Crivella participou hoje da inauguração de um enorme grafiti no muro de uma escola municipal, no centro da cidade.

Segundo a Riotur, empresa de turismo municipal responsável pela organização do carnaval carioca, as escolas de samba receberão R$ 13 milhões para o próximo carnaval. Segundo Crivella, o valor é inferior ao do ano passado, mas similar ao de anos anteriores. Em 2016, o prefeito Eduardo Paes dobrou o orçamento das escolas de samba para R$ 24 milhões.

“Eu não posso voltar atrás. Eu sou premido pelas circunstâncias. O que estamos fazendo é voltar ao orçamento do carnaval de todos os anos anteriores ao ano passado. No ano passado teve um aumento num momento de euforia, mas que deu no que deu: 'olha a crise hoje sobre a qual a cidade do Rio de Janeiro se debate'”, disse Crivella.

Crivella voltou a explicar que o dinheiro cortado do orçamento das escolas de samba será destinado às creches municipais. Representantes da Riotur e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) se reúnem na tarde de hoje para discutir a questão.