Os surgimentos de cobras venenosas em um condomínio de alto padrão estão assustando moradores em Campinas, interior de São Paula. Na última segunda-feira (20), uma mulher foi picada e precisou ser encaminhada para um hospital.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores, Lorene Scheidt, aproximadamente 80 serpentes foram encontradas no local nos últimos nove meses.

O residencial fica próximo a uma área rural da cidade e já foram capturadas cascavéis, cobras-cipó, cobras-coral e uma jararaca. A cascavel está entre as mais perigosas. A demora no tratamento após a picada dela causa insuficiência renal aguda e respiratória, que pode levar à morte.

Segundo a presidente da Associação de Moradores já foram capturadas nove cobras em apenas um final de semana.

Cuidados

A bióloga Giselda Person recomenda que, em caso de aparições de serpentes, é importante manter distância e ligar para equipes capacitadas a capturar o réptil. A profissional também alerta para a necessidade de manter animais de estimação presos e crianças afastadas.

Caso a cobra chegue a picar, a recomendação é que a vítima faça a menor quantidade de movimentos possíveis. "Quanto mais se movimenta, mais se espalha o veneno”, explicou Giselda ao portal de notícias do G1.