O incêndio que já destruiu 26% do total de hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, tem mobilizado celebridades nas redes sociais na luta pelo combate às chamas. A campanha já despertou a preocupação de personalidades como a top model brasileira Gisele Bündchen, os atores Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond, Mateus Solano, Letícia Spiller e os cantores Arnaldo Antunes e Roberta Miranda.

A mobilização, intitulada "SOS Chapada dos Veadeiros", pede doações com urgência para a alimentação dos brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros que trabalham para apagar o fogo, combustível para as máquinas, veículos e aeronaves que operam no local e materiais para o atendimento médico aos animais silvestres afetados pelas queimadas.

 

A CHAPADA DOS VEADEIROS PEDE SOCORRO! PRECISAMOS DA SUA AJUDA, PARTICIPE DO NOSSO FINACIAMENTO COLETIVO! ⠀ Cerca de mais de 35 mil hectares do Parque Nacional foram devastados pelo fogo (incêndio criminoso), sem contar tantas outras áreas que não foram contabilizadas ainda. A previsão é que teremos ainda mais 10 dias de combate antes da chuva chegar. Os esforços que estão sendo empreendidos até o momento não são suficientes para conter as dimensões e a rapidez dessa destruição. Precisamos unir esforços para vencer a burocracia e a lentidão das instituições responsáveis. Por isso, precisamos da SUA AJUDA! Estamos lutando contra o tempo para salvar o que ainda resta da savana mais rica do mundo! ⠀ Precisamos arrecadar R$ 170.000 para esse momento emergencial! Esse dinheiro será revertido em equipamentos específicos de alto custo para o combate ao fogo, alimentação e custos operacionais. A cada 03 dias disponibilizaremos um relatório com a transparência financeira. ⠀ PARA DOAR, acesse: catarse.me/redecontrafogoveadeiros ⠀ #soschapadadosveadeiros #redecontrafogo #salveocerrado #veadeirospedesocorro

Uma publicação compartilhada por Reynaldo Gianecchini (@reynaldogianecchini) em

Aproximadamente 200 brigadistas e bombeiros trabalham no combate às chamas na Chapada. A Força Aérea Brasileira (FAB) também participa do trabalho no Parque com um avião Hércules que despeja água sobre os focos de incêndio.

 

#repost @chapadadosveadeiros . . . 🔥S.O.S. CHAPADA DOS VEADEIROS 🔥 😢 Os incêndios continuam a castigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As chamas já consumiram mais de 40 mil hectares do parque. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela área de preservação, brigadistas e bombeiros lutam contra um incêndio criminoso. Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas na operação de combate às chamas. Brigadistas do ICMBio e do Ibama, bombeiros do estado do Goiás e do DF e voluntários de municípios próximos ao parque lutam para extinguir o fogo. Que a chuva venha logo para controlar esta tragédia. A REDE CONTRA FOGO NECESSITA DE DOAÇÕES COM URGÊNCIA AJUDE a combater os incêndios na Chapada dos Veadeiros! Financiamento Coletivo: www.catarse.me/redecontrafogoveadeiros ⠀ #soschapadadosveadeiros #redecontrafogo #salveocerrado #natureza

Uma publicação compartilhada por Cauã Reymond (@cauareymond) em

O fogo teve início no último dia 12 e foi controlado quatro dias depois. Na manhã seguinte (17), novos focos surgiram às margens da GO-118. Mais de 1 milhão de litros d'água já foram gastos para tentar combater o incêndio que, segundo o chefe do Parque, Fernando Tatagiba, foi um ato criminoso.

Na manhã desta quarta-feira (25), o vice-governador de Goiás, Zé Eliton (PSDB), sobrevoou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ao lado do ministro da Defesa, Raul Jungmann.