Uma bebê de 3 meses morreu por inanição em Palhoça, Santa Catarina, após os pais veganos se recusarem a amamentar a menina. O caso ocorreu em 2015, mas a Justiça condenou o casal neste ano, no final de setembro. O caso foi julgado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

De acordo com a Gazeta do povo, os pais buscavam um estilo de vida “alternativo” e alimentavam a criança com uma mistura de água de coco batida com castanhas, sementes de girassol, nozes e aveia. A mãe apenas chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após a criança desmaiar em seu colo. Ela informou na ocasião que chamou o serviço de emergência como última alternativa, pois dizia não acreditar na medicina considerada tradicional.

Em um primeiro momento o casal alegou que também davam leite materno ao bebê. No entanto, eles admitiram depois que a mulher não podia amamentar devido a um problema no seio. Ao serem questionados do motivo de não darem ao bebê fórmulas de leite em pó, a mãe disse que elas são um “veneno” que mataria a filha.

A criança foi encontrada pesando 4 quilos a menos do que o recomendável para um bebê de 3 meses.