Preeti Desai, especialista em mídias sociais na Audubon Society, organização de conservação de pássaros nos Estados Unidos, estava em uma praia do Texas contabilizando os danos do furacão Harvey quando encontrou a carcaça de um animal sem olhos e com dentes afiados. "Foi completamente inesperado, não é algo que você normalmente encontra na praia", contou à BBC.

Sem saber o que era, ela deixou a criatura na praia, mas fotografou e pediu ajuda no Twitter, onde afirmou que não era assustadora, nem colossal. "Não era um monstro". Então, um amigo dela indicou o biólogo e especialista em enguias Kenneth Tighe.

O biólogo acredita que o animal é uma enguia do tipo Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae, pertencente à ordem dos anguilliformes - das enguias e moreias. Ele também afirma que a criatura pode ser um representante de outras duas espécies, os Aplatophis chauliodus, que também são comuns na costa do Texas e têm dentes grandes parecidos com presas.

Os Aplatophis chauliodus vivem a uma profundidade de 30 a 90 metros e passam a maior parte do tempo em buracos no fundo do mar. A força do furacão Harvey pode ser o motivo pelo qual o animal foi parar na praia no Golfo do México.