Três municípios tocantinenses melhoraram o seu desempenho na economia do turismo e subiram na classificação do Mapa do Turismo Brasileiro, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur). Araguatins e Lajeado entraram para a categoria D e Aurora do Tocantins subiu para a categoria C. Com isso, o Estado tem 40 municípios com classificação entre ‘A’ e ‘D’.

Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), o Mapa avalia a evolução dos destinos turísticos observando o aumento no número de empregos, a ampliação de estabelecimentos formais de hospedagem e o fluxo de turistas. 

Investimentos 

Este resultado, segundo a Seden, reflete um trabalho do Estado com os municípios em desenvolver o potencial turístico das localizada. “Já elaboramos o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), documento que direciona o investimento público e privado para o desenvolvimento do turismo, de três regiões do Estado: Serras e Lago, que inclui o município de Palmas; Encantos do Jalapão e Lagos e Praia do Cantão”, destacou o superintende de Desenvolvimento Turístico da pasta James Possapp. Ele disse ainda que estão sendo realizados os estudos para os planos das outras quatro regiões: Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras Gerais e Ilha do Bananal.