Os cantores Almir Sater e Renato Teixeira são dois importantes nomes da música caipira brasileira. Amigos há mais de 30 anos, eles lançam agora o CD  AR, o primeiro assinado pelos dois, com dez canções inéditas escritas por eles. “Há seis anos, tivemos a ideia de fazer esse disco, mas só há um ano e meio -quando chamamos o produtor Eric Silver, também muito nosso amigo- o projeto começou a andar de fato. Antes disso eram mais conversas do que ações concretas", diz Renato Teixeira.

Segundo ele, a amizade com Sater, que começou no início dos anos 1980, lhe deu força para seguir na música. “Nos identificamos rapidamente. Temos as mesmas crenças sobre a música brasileira e, antes de conhecê-lo, sentia-me sozinho no universo caipira."O cantor diz que, quando morava em Taubaté (a 140 km da capital), durante a juventude, deu-se conta da importância da música caipira. “Percebi que aquele som que eu ouvia nas ruas e na rádio ia desaparecer. E intuí que poderia fazer algo para mudar essa história."

Na hora de compor, Renato afirma que cada um tem função específica. “Eu faço as letras, e o Almir, as melodias, pois ele toca muito melhor do que eu. Trabalhamos na música até o último minuto antes de gravá-la." Ele revela, ainda, que uma canção pronta e algumas letras ficaram de fora do disco e não descarta o lançamento de um segundo volume.“A gente faz o trabalho e acha que ele é bom, mas quem vai dar o veredicto é o público. Se der certo e o retorno for positivo, podemos repetir a dose, sim. Trabalhar com o Almir é sempre uma alegria."

Gravação


AR teve participação decisiva do produtor americano Eric Silver para virar realidade. “Apesar de viver nos Estados Unidos, ele tem bastante conhecimento da música brasileira e sabia o que queríamos", conta Renato Teixeira. O CD teve uma parte gravada no Brasil, e outra, nos Estados Unidos. “As cordas e a voz fizemos na casa do Almir, onde também foram tiradas as fotos para o disco. E a bateria e o teclado foram gravados nos Estados Unidos", revela Teixeira.

Segundo ele, a internet foi fundamental para que tudo desse certo. “Pudemos acompanhar o processo inteiro, ouvir como estava ficando e conversar com os músicos envolvidos. Estávamos praticamente dentro do estúdio do Eric em Nashville."

Segundo Teixeira, os dois fizeram questão de participar de todas as etapas. “Queríamos garantir que o CD tivesse uma sonoridade brasileira, um som simples, mas com a nossa identidade." Como é comum no trabalho dos artistas, o disco fala da vida no campo e de fatos do cotidiano. Os dois artistas dividem com o irmão de Sater, Rodrigo Sater, a composição de uma faixa. 

Ouça

O novo CD de Almir Sater e Renato Teixeira já disponível nas lojas e plataformas digitais. Para saber como adquirir acesse www.facebook.com/AlmirSater.

Faixas


D de destino


Espelho d’água


A primeira vez


A flor que a gente assopra


Juro


Bicho feio

O amor tem muitas maneiras

Peixe frito


Amor leva eu


Noite dos sinos