Morreu na última sexta-feira, aos 74 anos, o dublador Silvio Navas. Nascido em Santos (SP), ele era famoso por dublar o vilão Darth Vader na primeira trilogia de Star Wars, e Mumm-Ra, (“antigos espíritos do mal, transformem esta forma decadente…”) no desenho animado Thundercats. A causa da morte não foi divulgada. 

Chamado de 'o dublador das mil vozes', Navas era dono de um dos timbres mais marcantes e conhecidos do Brasil, e fez parte do elenco das principais produtoras, entre elas a Herbert Richards e a AIC, na qual começou a carreira.

Navas começou sua carreira na década de 1960 na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo. Ele também trabalhou como ator, diretor de dublagem e dava cursos para os interessados em seguir a carreira. 

Navas também deu voz ao Papai Smurf e Fred Flintstone do filme “Os Flintstones”, de 1994. Entre a lista de atores dublados por ele ainda estão Bud Spencer, Humphrey Bogart, Ernest Borgnine, Kirk Douglas, Walter Matthau, Charles Bronson, Anthony Quinn, Charles Chaplin, Fred Astaire, Marlon Brando, John Goodman, Joe Pesci, James Earl Jones, Robert Duvall,  Jason Robards, Peter Sellers, Jack Lemmon, M. Emmett Walsh e Edward G. Robbinson.

Em 2012, Silvio Navas sofreu uma queda em casa, fraturou o fêmur e foi submetido a uma cirurgia para colocação de uma prótese. Apesar da boa recuperação, passou a usar uma bengala. Dois anos depois, foi diagnosticado com Alzheimer.

Silvio Navas estava internado na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, com um quadro de infecção, e aguardava na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para ser submetido a uma cirurgia de retirada da prótese da perna. 

Relembre a voz marcante de Silvio Navas: