Milhares de filipinos foram às ruas de Manila nesta segunda-feira (25), para ver a recém-eleita Mis Universo Pia Wurtzbach, que desfilou por horas em um enorme carro que imitava a coroa de Miss pelas avenidas da capital em meio a fortes medidas de segurança.

A jovem, que chegou ao país no último sábado (23), usava a imponente coroa e um vestido tradicional. Durante todo o percurso, Pia esteve cercada por bandas de música, coloridos grupos de dança, confete e incontáveis cartazes dos filipinos, que gritavam seu nome.

Em 21 de dezembro, ela venceu o concurso de beleza Miss Universo, marcado nesta edição por uma gafe do apresentador, Steve Harvey, que inicialmente nomeou a Miss Colômbia, Ariadna Gutiérrez, como a ganhadora.

Além do cortejo pela capital, Pia recebeu as chaves da cidade das mãos do ex-presidente Joseph Estrada e se reuniu com o líder do Senado Franklin Drilon.

Filha de um alemão com uma filipina, ela é a terceira representante de seu país a ganhar o Miss Universo. A primeira foi Gloria Díaz, em 1969, e a segunda Margarita Moran, em 1973.