A fim de estimular os usuários a compartilhar imagens para além da qualidade, o Instagram lançou nesta terça-feira o "Instagram Stories", função que faz as fotos desaparecerem 24 horas depois da publicação, ao estilo do que já faz o Snapchat.

O objetivo é estimular o público a postar também momentos mais cotidianos no modo história, sem se preocupar apenas com os instantes maravilhosos ou visualmente mais chamativos do dia, como costuma acontecer, segundo a empresa, que pertence ao Facebook. Com mais de 500 milhões de usuários no mundo todo, a plataforma introduziu este novo conceito, entre outras razões, para que o usuário possa relaxar em suas criações sem a pressão de ter de conseguir muitas "curtidas".

A nova funcionalidade, que será ativada progressivamente a partir de hoje para os sistemas operacionais Android e iOS, oferece sempre ao intagramer o controle de quem poderá visualizar as imagens e comentar nelas.

A imprensa americana acredita que esse lançamento seja uma forma do Instagram recuperar espaço, já que pesquisas apontam que o Snapchat passou a ser o aplicativo preferido entre jovens dos Estados Unidos. 

A cantora Ivete Sangalo estreou a função no Brasil. Nos EUA, a tenista Serena Williams foi a escolhida.