Um estilo musical que vem crescendo e sendo muito apreciado no Brasil é o blues. Quem entende, sabe que é a expressão da vida do músico em forma de canção. Isso é o que Donny Nichilo diz ao se referir a esse gênero, que tem suas origens nos Estados Unidos e que hoje já virou internacional.

Donny, que faz apresentação única na Capital, hoje, durante o Tendencies Rock Festival, é um autêntico representante, pois nasceu na terra do blues, Chicago, onde se orgulha de ter começado a entrar no ritmo com uma gaita, aos 17 anos. “Comprei uma gaita, comecei a tocar sozinho e dois meses depois eu estava numa banda”, disse. Apaixonado por música, logo depois, comprou seu piano. Em entrevista, ele afirmou que gostava muito de frequentar casas de shows e observar grandes nomes, como Muddy Waters.

Para o pianista, a internet é uma ferramenta que pode transformar quem realmente gosta de música em um profissional. Se alguém quer estudar blues e quiser realmente tocar, não há nada que impeça.

Atualmente, o cantor mora no Brasil e lançou, no começo de 2011, o CD Long Way From Chicago, com a participação dos brasileiros da Igor Prado Band. Donny acredita que os brasileiros também dominam a arte de tocar e cantar blues. “Igor Prado é um grande amigo, quando você o ouve tocar, pensa que é um autêntico americano, por isso, acredito que o blues se tornou internacional.”

Falar de música é um prazer. Ele diz que os músicos que tocam blues, o fazem com a própria vida. “Você toca com sua vida. Essa vida sai de dentro de você quando você está tocando.” Seus shows são uma mistura de sons. “Tenho tocado muitas coisas diferentes ao longo da minha carreira, swinging blues, jump blues e tradicional blues. Já fui o pianista do Buddy Guy por muitos anos. Então, meu blues é uma combinação de muitas coisas.”

Serviço

O quê: Tendencies Rock Festival

Onde: Tendencies Rock Bar (104 Sul)

Programação de hoje: La Cecilia, Donny Nichilo, Bob Shut, Full Reggae e Ágorah