O ator canadense Alan Thicke, conhecido principalmente por seu papel do patriarca da família na célebre série "Growing Pains", morreu hoje aos 69 anos, segundo confirmou seu agente.

O portal "TMZ" informou previamente que Thicke faleceu por conta de um ataque cardíaco enquanto jogava hóquei com seu filho Carter. Uma equipe de emergência o levou imediatamente para o centro médico Providence St. Joseph, em Burbank (Califórnia), onde morreu.

"Growing Pains", série da emissora "ABC", que foi ao ar entre 1985 e 1992, deu a Alan Thicke fama mundial por conta de seu personagem Jason Seaver, psiquiatra e patriarca de uma família de Long Island (Nova York) onde a mãe, interpretada por Joanna Kerns, acabava de retomar sua carreira como jornalista.

Isso fez com que o personagem de Thicke trabalhasse na sua própria casa, tentando achar o equilíbrio entre suas obrigações profissionais e seu papel no cuidado de seus filhos.

O elenco da série incluía Kirk Cameron, Tracey Gold, Jeremy Miller e um jovem Leonardo DiCaprio.

"Eu adorei. Estou orgulhoso dela e orgulhoso de sua mensagem", disse Thicke em uma entrevista ao portal "AVClub", em 2010.

"Nós compartilhamos os valores familiares que retratava a série. Estou feliz pelo papel e por tudo que fez por mim e pela minha família. Se for por isso que lembrarem de mim quando morrer, estarei perfeitamente confortável com isso", afirmou.

Alan Thicke também era conhecido por compor as melodias de séries como "Hello, Larry", "Diff'rent Strokes" e "The Facts of Life", além de criar a música para o formato original do programa "Wheel of Fortune".

Além disso, escreveu os roteiros de seriados e comédias de televisão como "The Paul Lynde Show", "Fernwood 2 Night", "América 2-Night" e "The Richard Pryor Show".

Thicke chegou na televisão americana após se transformar em uma estrela de destaque nos programas do Canadá e inclusive assumindo a atração noturna "Thicke of the Night", uma das primeiros tentativas de acabar com o domínio de Johnny Carson e seu "The Tonight Show", de "NBC".

Entre seus filmes mais famosos estão "Um presente para Helen" e "Alpha Dog".

Alan Thicke se casou em 1970 com sua primeira esposa, a atriz de "Days of Our Lives", Gloria Loring, com quem teve dois filhos: Brennan e Robin, cantor pop conhecido por músicas muito comerciais como "Blurred Lines".

O casal se divorciou em 1984 e, uma década depois, o ator se casou com a Miss Mundo, Gina Tolleson, mãe de seu terceiro filho: Carter. Thicke e Tolleson se divorciaram em 1999.

Ele voltou a se casar em 2005, com Tanya Callau, e recentemente voltou a TV com aparições em séries como "This Is Us" e "Fuller House".

Também protagonizou o reality show "Unusually Thicke", sobre sua vida pessoal.