A cidade de Gurupi é destaque em várias áreas e está em constante crescimento. O modelo de administração adotado pela gestão resgatou as finanças do município e o colocou nos trilhos do desenvolvimento, avançando em infraestrutura e qualidade de vida.

Com a implantação do programa Desenvolve Gurupi, subsidiado por 14 projetos, que alcançam cada área do município benefícios como pavimentação asfáltica, suporte a agricultura familiar, saúde, incentivo ao empreendedorismo e abertura de novas empresas, apoio ao esporte e a cultura se tornaram notórios e comprovados tanto nas ações efetivas como em dados apontados pelos mais variados órgãos:

Gestão Nota A

Gurupi recebeu nota A (Altamente Efetiva) em Saúde, Meio Ambiente e Cidade atingindo pelo menos 90% da nota máxima e se destacando entre as maiores cidades do Tocantins segundo as notas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) utilizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO).

Exportações

Gurupi cresceu 184,6% e alcançou a 286ª posição no Ranking de Exportações do Brasil, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, do primeiro trimestre de 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. O montante chegou a 25,87 milhões de dólares.

Gurupi fora do risco da dengue

De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, Gurupi continua fora da lista de municípios que apresentaram grande incidência de casos de dengue. O trabalho com foco em educação e prevenção tem garantido bons resultados.

Gestão premiada

O troféu Arara Azul, do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi entregue em 2018 ao prefeito Laurez Moreira na categoria “Inovação e Sustentabilidade”. Graças aos resultados das ações do Programa Inova Gurupi.

Regularização fundiária

Só em 2018 foram regularizadas e entregues quase duas mil escrituras em Gurupi, atendendo famílias de quatro bairros da cidade. E a meta da atual gestão é deixar o município 100% regularizado.

Previdência

Em 2013 a atual gestão recebeu o Instituto de Previdência (GurupiPrev) com apenas R$ 12 milhões em caixa e cheio de dívidas. Hoje o Instituto está com mais de R$ 80 milhões e se tornou modelo de gestão para o Brasil. O servidor tem a segurança de receber sua aposentadoria e outros benefícios em dia.

Capacitação profissional

A Prefeitura já qualificou gratuitamente mais de 15 mil pessoas. E foi implantada a sala do empreendedor, que dá suporte para os microempreendedores individuais na formalização de suas empresas.

Concurso público

Com a realização do concurso público houve um salto de 1.303 para 2.400 efetivos na prefeitura, que recebem seus salários rigorosamente em dia.

Estruturação do PAIG

Em 2013 havia somente 16 empresas no Parque Agroindustrial (PAIG) e a gestão municipal com sua política de incentivos aos empresários trouxe mais 28 empresas e hoje são 44 funcionando a todo vapor. A atual gestão pegou um parque abandonado e o deixou estruturado com asfalto, energia, água e internet por fibra óptica.

Gurupi

Canteiro de obras

Gurupi hoje é um verdadeiro canteiro de obras, que estão espalhadas pelos quatro cantos da cidade e que serão entregues ainda em 2019. Dentre as que já estão com data para inauguração está a Praça João Borges Leitão (Praça D’abadia), que será entregue no próximo domingo (12). Além da conclusão do Campus I da UnirG e a reforma da pista de skate prevista para inauguração em junho.

Obras que serão entregues em 2019

5 Unidades Básicas de Saúde

2 Centros Municipais de Educação Infantil

Centro Cultural e auditório multifinalitário

Obras em andamento

Centro de Especialidades Odontológicas

Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual

E atendendo ao projeto “Pavimenta Gurupi” foi dada a ordem de serviço para o início de obras de pavimentação asfáltica em vários bairros. A meta da gestão é deixar Gurupi 100% asfaltada ao final de 2020.

Todos esses avanços mencionados só foram possíveis graças a uma gestão que zela por cada centavo que entra nos cofres públicos. Hoje Gurupi é modelo para o Estado e também para o Brasil. O município avança em todas as áreas e cresce ainda mais. Uma cidade bem cuidada e estruturada naturalmente atrai mais investimentos.

 

Gurupi