Depois do pedido de grupos de atletas pela delimitação de um local para prática de treinos esportivos, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana divulgou trecho selecionado para atender a demanda de praticantes de ciclismo e corrida.

Ficou definido trecho de 1,5 km da marginal leste da TO-050 como destinado a treino de ciclistas e corredores. O trecho fica na altura do perímetro da rotatória da Avenida JK e a da LO-05.

Neste trecho metade da pista será destinado à prática esportiva, enquanto a outra metade será sinalizada como mão única. A previsão é que a área demarcada receba sinalização  até a primeira quinzena de janeiro de 2018.

A delimitação desse espaço reforçou a cobrança por um ponto seguro destinado aos treinos de atletas na Capital depois de acidentes registrados envolvendo atletas que foram atingidos por veículos enquanto treinavam. O caso mais grave foi o do médico Pedro Caldas, atropelado em trecho da marginal leste da TO-050 por volta das 7 horas da manhã no dia 12 de novembro deste ano. Ele sofreu traumatismo craniano e faleceu, após complicações em seu estado de saúde no último dia 16.

A motorista era Iolanda Costa Fregonesi. Segundo testemunhas, ela havia acabado de sair de uma festa. Sem carteira de motorista, ela foi presa em flagrante, mas acabou liberada após pagamento de fiança para responder pelo acidente em liberdade. O inquérito que apura o caso segue em andamento.

Participaram das discussões com o município para definição do trecho exclusivo para atletas representantes da Federação Tocantinense de Ciclismo, Federação Tocantinense de Triathlon, Liga de Ciclismo Federados do Bolão, Assessoria Esportiva André Villarinho, Assessoria Esportiva Gustavo Borges, Assessoria Esportiva MTC e Assessoria Esportiva Wines.

Ciclovia

Além deste trecho, Palmas tem aos sábados, domingos e feriados uma ciclofaixa exclusiva para ciclistas em horários alternativos. O trecho  possui cerca de 7 km de extensão, ligando o Parque Cesamar à Praça dos Girassóis, passando ainda pelo Bosque dos Pioneiros, avenida LO-11 e Avenida Theotônio Segurado.