Sem sucesso nas Eliminatórias tanto para a Copa do Mundo quanto para a Eurocopa desde 2008, a Romênia conquistou neste domingo a classificação para a edição de 2016 do torneio continental ao vencer Ilhas Faroe por 3 a 0 fora de casa.

O grande destaque da vitória obtida em Torshavn foi o meia-atacante Budescu, autor dos dois primeiros gols. O camisa 20 abriu o placar logo aos quatro minutos de bola rolando e fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, aos 46. Depois do intervalo, aos 38 minutos, Maxim deixou o dele e selou o triunfo.

A vitória fez com que a Romênia garantisse o segundo lugar do grupo F da classificatória para a Euro, com 20 pontos, atrás apenas da Irlanda do Norte, que já estava classificada e foi a 21 ao empatar com a Finlândia em 1 a 1 em Helsinque. Cathcart abriu o placar para os norte-irlandeses, e Arajuuri marcou para a equipe anfitriã, que, assim como Ilhas Faroe, esta eliminada.

A terceira posição da chave ficou com a Hungria, apesar da derrota para a Grécia por 4 a 3 em jogo eletrizante no estádio Georgios Karaiskakis, em Pireaus.

A vice-campeã mundial de 1938 ficou com 16 pontos e tem tudo para se classificar para a Euro de forma direta como melhor terceira, já que tem 15 pontos levando em conta o descarte dos jogos contra a lanterna do grupo, justamente a Grécia. A definição acontecerá na próxima terça e, na pior das hipóteses, os húngaros irão à repescagem.