Michael Phelps tem, agora, 23 medalhas de ouro na carreira, cinco só na Rio-2016. Junto da equipe americana, ele venceu o revezamento 4 x 100 m medley.

O maior vencedor da história olímpica foi o terceiro a entrar na piscina pelos Estados Unidos, quando a equipe estava em segundo lugar. Ele ultrapassou o nadador do Reino Unido e colocou a equipe em primeiro. Foi a medalha de ouro de número 1001 do país.

A equipe americana, além do primeiro lugar, ainda quebrou o recorde olímpico, que já pertencia ao país e resistia desde os Jogos de Pequim-2008. A prata ficou com o Reino Unido e o bronze com a Austrália. A equipe brasileira ficou em 6° lugar.

MILÉSIMO OURO

Com a vitória no revezamento 4 x 100 m medley feminino, os Estados Unidos conseguiram sua milésima medalha de ouro na história das Olimpíadas. A nação é a que mais recebeu medalhas na história do evento.

Nos Jogos de Atenas-1896, o corredor Thomas Burke foi o primeiro americano a ganhar um ouro, na prova dos 100 m rasos. 120 anos depois, a honra da milésima medalha dourada coube a Simone Manuel, Kathleen Baker, Lilly King e Dana Vollmer.

Antes delas, ainda na noite de sábado (13), Connor Jaeger, nos 1500 m livre da natação, e Tori Bowie, dos 100 m livre, bateram na trave, mas ficaram apenas com medalhas de prata.