A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aprovou, nesta sexta-feira (30), novo regulamento de licenciamento de clubes para disputa da Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. A partir de 2019, os times que queiram participar do sorteio terão que manter, obrigatoriamente, equipes femininas.

"O solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma", estabelece o regulamento.

A decisão é válida para as competições de 2019, mas a adaptação deve começar a ser feita em 2018.

Para a validação da equipe feminina, os times precisarão comprovar que proveem suporte técnico, equipamento e infraestrutura “necessários para o desenvolvimento de ambas as equipes em condições adequadas”. Inscrições em competições organizadas pelas federações nacionais de cada país também configura entre as requisições.

“Finalmente, exige-se que ambas as equipes participem de competições nacionais ou regionais autorizadas pela respectiva associação membra”, completa o documento.

Desde 2009, a Conmebol promove competição feminina da Libertadores feminina. O Brasil possui o maior número de títulos, com três do São José, dois do Santos, e um da Ferroviária-SP.

O novo regulamento completo, em espanhol, está disponível no site da Confederação.