"Mãe é mãe toda hora, em todo lugar". Provavelmente você já deve ter ouvido essa frase quando viu alguma mamãe cuidando de suas crias enquanto cumpria outras funções na vida. Pois a tenista suíça Patty Schnyder, de 38 anos, deu na última semana, uma prova de que, no esporte, a máxima não é diferente.

Durante um duelo das oitavas de final do torneio de Gstaad, em seu país natal, ela parou a partida contra a alemã Antonia Lottner quando empatava o segundo set por 2 a 2 - Schnyder já havia perdido o primeiro set por 7/6 - e mandou sua filha Kim, de 4 anos, vestir um agasalho e se proteger do vento que chegava até a quadra. Um acompanhante de Schnyder, que estava ao lado da criança, tratou de obedecer o pedido da mamãe tenista.

No final, Schnyder acabou derrotada por 2 sets a 1 (7/6[0], 2/6 e 6/3), mas saiu de quadra aplaudida. É que Kim foi levada das arquibancadas até a quadra de saibro suíça e correu para os braços da mãe (confira no vídeo abaixo). 

Patty Schnyder se aposentou do tênis profissional em 2011 e retornou este ano. A partida contra Lottner foi a segunda desde a sua volta ao esporte. "Eu não estou ligando muito para os rankings. Só quero voltar a jogar e competir. Esse sempre foi o meu desejo, a minha paixão", disse ela à revista norte-americana Tennis World, especializada em tênis.