De virada, a dupla brasileira Larissa e Talita perdeu para as americanas Kerri Walsh Jennings e April Ross por 2 sets a 1 nesta quarta-feira (17), na disputa pela medalha de bronze do vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Walsh, que fez história ao se sagrar tricampeã olímpica (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) ao lado de April Ross, ficou pela primeira vez sem o título, mas chegou à quarta medalha olímpica na carreira.

O Brasil permanece com 12 medalhas no Rio de Janeiro (três de ouro, quatro de prata e cinco de bronze), mas conquistará mais uma na madrugada desta quinta-feira, na final entre Ágatha e Bárbara e a dupla alemã formada por Laura Ludwig e Kira Walkenhorst.

Diante de uma torcida bastante animada na arena da praia de Copacabana, as atletas da casa tiveram ótimo início, mas erraram muito no segundo set e foram dominadas no terceiro e último set, com parciais de 21-17, 17-21 e 9-15.

A dupla brasileira começou avassaladora com um ponto de bloqueio de Talita seguido por um ace de Larissa. A vantagem da equipe da casa continuou até os quatro pontos, quando as americanas acordaram e viraram em 5-4, mas a partida continuou acirrada.

Em boa recuperação, as jogadoras da casa retomaram a liderança em 7-6, com novo ace de Larissa, e o empate com pontos alternados só foi encerrado após ótimo bloqueio de Larissa, que pegou as americanas no contrapé para marcar 13-11.

Firmes na recepção e rápidas no ataque, a dupla do Brasil ainda contou com dois erros fáceis das adversárias e aproveitou a pontaria calibrada de Larissa, com o terceiro ace, para abrir cinco pontos de vantagem, em 17-12, a maior diferença em toda a partida.

As americanas só conseguiram descontar um ponto, após Talita exagerar na força e mandar a bola para fora. Pouco depois, a brasileira se redimiu e encerrou em 21-17 o primeiro set.

Na volta do intervalo, as americanas saíram na frente com April, mas as favoritas da torcida viraram e impuseram dois pontos de vantagem com outro ace de Larissa, o quarto dela no jogo, e impuseram bom ritmo na partida.

Assim como Walsh e Ross no primeiro set, as brasileiras começaram a errar demais, principalmente na recepção, permitindo que as americanas virassem a partida e abrissem 19-15, o que preocupou e gerou gritos de incentivo da torcida local.

As brasileiras até tentaram reagir, mas já era tarde, e só conseguiram cortar um ponto de desvantagem em set que terminou em 21-17 a favor das visitantes.

O terceiro set da partida foi marcado pelo equilíbrio até 5-5, quando as americanas passaram a tomar conta do jogo, explorando erros da dupla brasileira e com Walsh em seu melhor momento na partida. Soberana, a dupla americana abriu uma vantagem muito grande e terminou com seis pontos de vantagem (15-9), em jogada da lenda Walsh.