Depois de superar várias favoritas da categoria meio-médio (até 63kg) nos Jogos do Rio de Janeiro, a paulista Mariana Silva foi derrotada pela holandesa Anick van Emden na disputa pelo bronze e deixa a Arena Carioca 2 sem medalha.

Com dificuldade para atacar, Mariana foi dominada durante toda a luta. A holandesa aproveitou o melhor momento, conseguiu aplicar um ippon-seoi-nague na brasileira com pouco mais de dois minutos e soube conter a adversária até o fim.

Uma das menos badaladas da equipe brasileira de judô, Mariana começou de forma fulminante a competição, superando rivais que nunca tinha vencido em sua carreira. Depois de passar fácil na estreia pela ganesa Szandra Szogedi, com um ippon por estrangulamento, a brasileira encarou na segunda rodada a alemã Martyna Trajdos, para quem tinha sido derrotada em todas as sete oportunidades nas quais as duas se enfrentaram.

Apoiada pela torcida que lotou a Arena Carioca 2 durante todo dia, a paulista ignorou o retrospecto e partiu para cima da adversária. Sem conseguir atacar a brasileira, Trajdos foi punida três vezes e acabou voltando mais cedo para casa.

A luta mais emocionante veio nas quartas de final. Diante da israelense Yarden Gerbi, campeã mundial em 2013 e outra carrasca da brasileira - eram três lutas e três derrotas -, Mariana precisou do golden score para avançar à semifinal. A vitória só veio depois de dois minutos de morte súbita. A paulista desequilibrou a adversária, encaixou um ippon-seoi-nague e obteve um yuko, finalizando a luta ao ter obtido a primeira pontuação.

Na semifinal, porém, Mariana teve pela frente a eslovena Tina Trstenjak, atual líder do ranking mundial. A paulista teve seu melhor golpe marcado pela adversária, que dominou o combate e, também com um melhor trabalho de solo, venceu por imobilização e avançou à grande final.

Mariana foi a segunda brasileira a ser derrotada na disputa pelo bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No domingo, Érika Miranda foi superada pela japonesa Misato Nakamura e encerrou sua participação na categoria leve (até 52kg) sem medalha.