O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, desbancou nesta sexta-feira o alemão Nico Rosberg, companheiro de equipe, no primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1.

O dono dos últimos títulos mundiais, o dono do carro 44 cravou o tempo de 1min14s755, sendo mais de três décimos mais rápido que o líder da classificação entre os pilotos, que fez a melhor volta em 1min15s086.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, ficou na terceira posição, com 1min15s24, seguido pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, e o finlandês Kimi Raikkonen, também da escuderia italiana, que completou o 'top-5'.

Felipe Massa, da Williams, foi apenas o 14º no treino de hoje, ao marcar o tempo de 1min17s065, quase sete décimos atrás do companheiro de escuderia, o finlandês Valteri Bottas, que foi o sexto mais rápido da sessão.

Para o brasileiro, no entanto, o treino acabou apenas 25 minutos após o sinal verde, já que ele bateu forte e teve que encerrar a participação. O piloto saiu andando após a colisão, causada por falha no sistema de DRS, mas não teve condições de seguir na atividade.

Já Felipe Nasr, da Sauber, conseguiu desbancar o outro piloto da equipe, o sueco Marcus Ericsson, ao cravar 1min17s855 e ficar com a 17ª colocação da atividade.