Serena Williams, campeã olímpica, número um do ranking e uma das melhores tenistas da história, está fora da Olimpíada. Ela foi eliminada nesta terça (9) pela 20ª colocada do ranking mundial, a ucraniana Elina Svitolina, 21, em uma autuação irreconhecível, por 2 sets a 0 (6/3, 6/4).

Sonolenta em quadra e com um semblante de dor, parecia sentir o ombro na partida em que cometeu absurdas oito duplas faltas e 37 erros não forçados. Também eliminada da chave de duplas e não inscrita na de mistas, deixa os Jogos de maneira bem diferente da protagonizada pelo líder do ranking masculino, Novak Djokovic.

Na mesma quadra central, o sérvio, no último domingo, disputou uma batalha épica com o argentino Juan Martin del Potro, derrota que o próprio Djokovic classificou como uma das "piores" da sua vida.

Serena, quatro ouros olímpicos, deixa caminho livre agora para Angelique Kerber, segunda do ranking, que avançou às quartas ao eliminar a australiana Samantha Stosur por 2 sets 0. A alemã, campeã do Aberto da Austrália, encara a britânica Johanna Konta, por uma vaga nas semifinais.