O Galo foi valente e brigador, mas o gol fora de casa fez a diferença e o São Paulo segue como único clube brasileiro na Copa Libertadores da América. Ontem, na Arena Independência – chamado de Horto por causa do nome do bairro em que fica– o Atlético (MG) abriu 2 a 0 sobre o Triclor, que logo fez um gol e se garantiu nas semifinais, pois venceu por 1 a 0, em casa.

Agora, o São Paulo enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético Nacional, da Colômbia, e Rosario Central, da Argentina. A partida será realizada hoje, às 22h45, em Medelin. O time argentino venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e joga por vitória, empate ou derrota por um gol de diferença, desde que balance a rede adversária.

A outra semifinal será definida entre os vencedores dos confrontos Boca Juniors (ARG) x Nacional (URU), hoje, em Buenos Aires, e Pumas (MEX) x Independiente del Valle (QUE), terça-feira, no México.

Ontem, a partida começou eletrizante. Precisando vencer, o Atlético foi para cima do São Paulo e abriu o placar logo aos 6 minutos de jogo. Após chute de Marcos Rocha, Dênis fez boa defesa, mas Cazares pegou a sobra e completou para o gol. Cinco minutos depois, Douglas cruzou da esquerda e Carlos, livre, cabeceou para fazer 2 a 0.

O Galo não teve muito tempo para comemorar. Aos 14, após Kevin cobrar escanteio, Maicon subiu mais que a zaga mineira para desviar, de cabeça, para o fundo do gol.

Mas o gol não abalou o time mineiro, que ainda acertou a trave após cabeçada de Lucas Pratto e teve um pênalti de Hudson em Leonardo Silva não marcado pela arbitragem. O São Paulo também teve duas grandes chances com Calleri e Ganso. Victor salvou a primeira e a segunda explodiu na trave.

A etapa final começou como a primeira: Galo pressionando. Porém, sem gols. O jogo foi aberto e os ataques desperdiçaram boas chances. À medida que o tempo passava, o time da casa começou a se desesperar e cometer erros, como com Clayton, que saiu cara a cara com Dênis, mas chutou fora. O Galo continuou pressionando, mas o São Paulo soube segurar o resultado.