Nos últimos quatro meses, a aeronave Avro RJ85 da companhia aérea LaMia, fez viagens dentro do limite máximo da sua capacidade sem parada para reabastecimento. Um dos voos teve apenas quatro minutos a menos do que levava a equipe da Chapecoense na última terça-feira (29).

Infelizmente, a última viagem não teve sucesso. Próximo ao aeroporto de Medellín, o piloto emitir um alerta de falta de combustível à torre, não foi o suficiente para evitar a queda da aeronave. Nesse ano, o único registro de percurso sem parada para reabastecimento foi o do voo que terminou em tragédia no país colombiano.

Outros registros mostram que em várias ocasiões, foram operados voos próximos ao limite de combustível entre a Colômbia e a Bolívia.

O jornal Estadão teve acesso à documentação registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que revela que não foi a primeira vez que a empresa LaMia o colocou seus passageiros em risco.

Segundo documentação registrada no dia 4 de novembro, a mesma aeronave fazia o trecho Medellín - Santa Cruz de La Sierra, quando sobrevoou o Brasil. Naquela ocasião, o piloto também não parou para reabastecimento. No total, o percurso durou 4 horas e 33 minutos. O avião que levava a equipe da Chapecoense emitiu seu último sinal após voar por 4 horas e 37 minutos.

O plano de voo projetado na véspera do acidente mostra que o piloto subestimou o tempo do percurso entre Santa Cruz de La Sierra e Medellín. O registrou indicou uma viagem de 4 horas e 22 minutos – performance nunca atingida pela LaMia.

O jornal Estadão coletou dados desde 31 de janeiro deste ano dos voos do Avro RJ85. Durante esse período, o avião deixou o solo em 201 ocasiões. Em 83% dos casos em que o tempo dos percursos foram registrados, as viagens duraram menos de duas horas e meia.

O fabricante afirma que o modelo tem capacidade máxima de atingir 2.965 km, dependendo do peso e das condições meteorológicas. A distância entre os aeroportos de Santa Cruz de La Sierra e Medellín é de aproximadamente 2.975 km, ou seja, pouco superior ao máximo recomendado.