A Corte Arbitral do Esporte da Austrália suspendeu durante um ano 34 jogadores de rugby que formaram em 2012 parte do elenco do clube Essendon pelo uso de substâncias ilegais, informou nesta terça-feira (12) os meios de comunicação locais.

Lindsay Tanner, presidente do clube, confirmou a decisão judicial pela violação do regulamento antidoping e disse que os 12 jogadores que ainda fazem parte do conjunto não poderão participar da atual temporada, segundo a emissora local "ABC".

"A decisão representa o resultado correto da comunidade antidoping, o mais importante é fazer justiça com os atletas limpos na Austrália e no resto do mundo", disse em comunicado David Howman, diretor-geral da Agência Mundial de Antidoping (WADA, em inglês).

Na temporada 2012, o elenco do Essendon, que tem sua sede em Melbourne (sudeste), se viu envolvida em um escândalo de doping pela utilização de suplementos vitamínicos, apadrinhada pelo especialista esportivo Stephen Dank.

Em março de 2015, um tribunal de justiça declarou os esportistas inocentes.

Enquanto a Autoridade Esportiva Antidoping da Austrália decidiu respeitar a sentença, a WADA optou por apelar à Corte Arbitral do Esporte do país oceânico, que agora os condenou.

Segundo a última sentença, os jogadores violaram o código antidoping e foram considerados "significativamente culpados" de doping.